sábado, 5 de julho de 2008

As dores do belo

“Diante do belo, o silêncio.” O pensamento do mestre Rubem Alves talvez possa explicar por que grandiosos espetáculos humanos tenham seu desfecho marcado pela dor do silêncio. Digo talvez porque o pensamento anterior refere-se ao fato de que as palavras tornam-se insignificantes diante de algo que deixe os olhos em estado de graça, mediante a beleza explicitada. Assim, o belo requer o silêncio.

“Os deuses vendem quando dão/ Compra-se a glória com a desgraça...”, sentencia Fernando Pessoa em ‘Mensagem’. Os ‘deuses do futebol’ ofertaram ao público brasileiro (carioca, em especial) o estádio Mário Filho, o Maracanã, um templo em que, por inúmeras vezes, multidões entoaram e ainda entoam diversificadas canções de amor aos seus clubes e/ou à sua seleção e, por outras vezes, amargaram a mais injusta, inexplicável e sofrida derrota.

O que dizer da fatídica derrota da seleção brasileira, com um Maracanã beirando as 200 mil pessoas, na final da Copa de 50, diante do Uruguai? Ainda hoje o ‘Maracanazo’ é considerado o ápice de nossas tragédias esportivas. Será que flamenguistas, vascaínos, tricolores e botafoguenses concordam com tal afirmação? Dificilmente...

Ainda no Maracanã, Pelé, em um jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961, após driblar seis jogadores do Fluminense, fez um dos mais memoráveis gols de sua carreira, inspirando o ainda jovem repórter esportivo Joelmir Betting a cunhar a posteriormente famosa expressão “gol de placa”, sugerindo ao jornal para o qual trabalhava que o gol merecia uma placa no estádio. Craque da palavra, Joelmir, anos após, diria: "Nunca fiz um gol de placa, mas fiz a placa do gol". E tudo isso diante do Fluminense...

Foi também no Maracanã que o ‘‘Atleta do Século’’, polêmicas à parte, marcou o seu milésimo gol, em 1969, em partida contra o Vasco da Gama. Pênalti sofrido e convertido pelo Rei. Não foi o gol mais bonito, tampouco o mais difícil. Mas foi o mais importante. Pelé se tornava o primeiro jogador profissional de futebol da história a fazer 1.000 gols na carreira. E, em mais uma oportunidade, tendo o Maracanã como palco central e um clube carioca como mero coadjuvante, o visitante faz a festa. E tudo isso diante do Vasco...

Para não dizer que não falei das flores, como diria a música do Vandré, o Maracanã também foi palco de ídolos dos quatro grandes clubes cariocas. Zico, Dinamite, Rivelino e Garrincha, para ficar apenas nesses, fizeram a alegria das multidões por gerações distintas. Mas um fato une os grandes clubes cariocas: em suas histórias, os grandes cariocas não contabilizam o “Maraca” como sendo palco de seu título mais expressivo. Pelo contrário, o estádio é havido como local de grandes frustrações, recentes ou não. “Diante do belo, o silêncio.”

E assim, comprando instantes de glórias com momentos de dolorosas e inesquecíveis desgraças, segue o futebol, como segue a vida. Em ambos, a derrota faz parte do jogo. E, longe de serem empecilho, essas derrotas, ainda que deixem máculas, são a chama vital para paixões eternas e inexplicáveis.

Um comentário:

Taiguara Rangel disse...

Não tenho como averiguar a veracidade da informação, mas recentemente descobri que a seleção de 50 tinha 10 jogadores do time do Vasco, incluindo o goleiro Barbosa, que frangou na final.

Por isso que foi vice...