terça-feira, 8 de julho de 2008

Futebol: paixão nada pessoal.

Houve um comum acordo aqui entre o pessoal do blog que estabeleceu que iríamos falar sobre futebol na semana passada. Por alguns probleminhas com meu computador aqui, não pude postar na semana passada, por isso meu texto vem com um atraso...

Bem... opinião própria, eu nunca vi um sentido maior no futebol além do simples fato de 22 indivíduos correndo e tentando enfiar a bola em uma trave, pra depois todo mundo gritar “GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL”.

Sempre fui “diferente” para algumas coisas que são comuns à maioria das pessoas da família, da sociedade. É uma questão de gosto; eu tenho gostos que às vezes fogem à regra geral. Não sou desses excêntricos malucos que gostam de comer de cabeça pra baixo ou namorar com homens e mulheres; só não vejo muita “graça” em algumas coisas que as pessoas idolatram, entre elas o futebol: a paixão do brasileiro.
Não me perguntem por quê. Creio que não é o caso do ditado “gosto não se discute”, pois se discute sim; eu simplesmente não consigo me atrair por futebol. Na verdade detesto muito do que se relaciona a isso (as brincadeiras, as discussões, as atuais brigas entre torcidas, enfim, tudo).

Só que meu interesse não é dissertar sobre meu desgosto pela coisa, mas ressaltar uma curiosidade minha sobre um fato comum a este esporte, que é o fato de o torcedor se tornar obsessivo (claro que por conta da “paixão” pelo futebol), apaixonado, um integrante do time adorado. E este fato provoca características que creio ser peculiar a este esporte.
Falo do contexto nacional, pois é o único com o qual tenho o mínimo contato. Não é tão comum vermos no nosso país um torcedor de vôlei tão fissurado no esporte a ponto de chegar a brigar pelo time, ou um indivíduo que morreria pelo seu time de handebol.

Pretendo não adentrar nas questões da cultura ou das relativizações.

Vamos direto ao ponto:

Meu pai: cidadão de 42 anos, que mora em Campina Grande – PB e torce pelo time local Treze, vulgo Galo da Borborema.

Eu não entendo o motivo (acho que Freud deve explicar), mas o que faz este envolvimento ser tão intenso com certeza tem um grande poder.
Jogo Treze X Campinense, clássico na cidade, decisão do Campeonato Paraibano. O time pelo qual o meu pai torce perde. Também, nem tinha lá tantas chances de vencer, ele nem estava, pelo que me falou, tão esperançoso ou animado com uma possível vitória, mas nos últimos momentos antes da partida, decide ir ao campo. E vai cantando, todo feliz, feito aposentado em dia de pagamento.

Seis e pouco da noite chega em casa...

Cara vermelha, fechada. Um “oi” seria demais naquele momento. Nada seria pior do que a derrota do seu time. Mas o Galo teria de vencer por dois gols de diferença!!! Tanto faz, a esperança do torcedor parece ser infinita (quem dera o brasileiro fosse tão cidadão brasileiro quanto torcedor de futebol).

Acho que admiro tanto fervor, tanta emoção, mas ao mesmo tempo detesto conviver com domingos recheados de futebol.
Não entendo o que realmente provoca tantas sensações e sentimentos por algo como o futebol, a verdadeira “magia” da coisa.
Mas também se levarmos em conta a história, veremos que os tempos trazem consigo as paixões que estarão inerentes às sociedades. Sejam as guerras, a política, a filosofia, tudo varia com o tempo, cada qual em seu período mexe com as emoções da sociedade (quem dera o futebol fosse tão carregado de valor para uma sociedade quanto a política ou a filosofia).

Pois bem... diferentemente do que já falei por aqui do lixo cultural, quando disse que no caso das músicas nojentas eu tinha tudo contra quem gostava, fugindo à regra do dito popular, em relação ao futebol, eu realmente não tenho nada contra quem gosta. Só busco esclarecimentos para minhas inquietações sobre o assunto.
Será legal se cada um dos que virem a ler meu texto, colocar seu ponto de vista sobre o futebol, sobre o que realmente move toda esta emoção (se é que há uma explicação). Quem sabe não progrido em relação ao assunto?
É bem mais produtivo quando ouço as opiniões ao invés de xingamentos por conta do meu posicionamento.
Por que você gosta tanto do futebol? O que te faz ter tanto amor por este esporte? Qual o sentido do futebol, por detrás dos pontos e classificações e vitórias e troféus?

2 comentários:

Taiguara Rangel disse...

kkkkkkkkkkkk
que foda! =D

"quem dera o brasileiro fosse tão cidadão brasileiro quanto torcedor de futebol" [2]

Sidney Andrade disse...

o meu "kkkkkkkkkkkkkkkkkk" é para: "Não sou desses excêntricos malucos que gostam de comer de cabeça pra baixo ou namorar com homens e mulheres;" Isso, sim, Freud explica!

Quanto ao futebol, creio que cada povo tenha o seu esporte nacional. Os americanos têm o baseboll, o basquete; É bem verdade que o futebol é paixão nacional em diversos outros países europeus,o que me leva a crer que o esporte em si tem algo de encantador que me foge ao entendimento.
Sou tão avesso quanto você, Thiago, por isso estamos no mesmo barco aqui. Rodeado de fanáticos. heheheh