quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"Figurões" do joranlismo nacional

Vivemos em uma sociedade em que os padrões estéticos superam os intelectuais infinitamente. Uma demonstração dessa superioridade da beleza está no jornalismo, especificamente no jornalismo televisivo. Nomes que fizeram história e comprovadamente são profissionais competentíssimos são colocados em segundo plano para que novos "galãs" do jornalismo nacional figurem ancorando telejornais e programas, nas grandes emissoras do país. Alguns nomes que defenderam a liberdade de imprensa durante os anos de chumbo da ditadura, como Boris Casoy, e tantos outros, como Cid Moreira, que realmente passam imparcialidade e verdade no que falam simplesmente são deixados de lado e colocados como "figurantes" porque estão velhos ou não atendem mais aos padrões que infelizmente regem a mídia nacional.
Não quero, com essas palavras, criticar ou menosprezar um ou outro profissional. Apenas queria expressar minha indignação com uma sociedade que valoriza cada vez mais a beleza e menos o talento, o que faz Lilian Witte Fibe – para mim, uma das melhores jornalistas do Brasil – afastada da televisão? Quem colocou César Filho – com todo respeito – como âncora de um jornal? Embora o SBT não sirva como referência para nada, assim como outros tantos que por ora me fogem da memória.
O grande Vinícius de Morais disse: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental", se referindo a mulheres, creio eu. Mas essa frase parece que cada dia se aproxima mais do jornalismo no Brasil e, no dia em que uma vaga de emprego para jornalistas for decidida pela face e não pela mente, vai ser o dia em que eu deixarei de acreditar na profissão que escolhi pra mim. Espero que isso não ocorra, mas, se ocorrer, ainda bem que eu sou bonito.

Silas Batista dos Santos

5 comentários:

Carolynne Ferraz disse...

Kkkk...mto mto bom!
È uma pena que a superficialidade supere a essência em alguns casos!
Mas qualquer coisa eu faço plástica!=D

Anderson disse...

Conclusão impressionante, amigo magnata! AUhUAhuHUAHuAHu
[mas não mentir-i-ei... eu prefiro a Ana Alice Nicolau ao Casoy...]
Quanto a baixa auto-estima da Srta Granja Ferraz, prefiro não comentar!

Taiguara Rangel disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

caro magnata, sua beleza eh inversamente proporcional a sua capacidade de fazer-nos rir

...

...

...ou seja, vc eh um gatxenho ;)

Silas Magnata disse...

Taiguara a inveja é um sentimento tão triste.kkkkkkkkkkkkkkkkk

Katarina Kelly Brito Castro disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


(como sempre, acrescentei mta coisa ¬¬')