sexta-feira, 6 de junho de 2008

Exploração Sexual Musical

Inaugurar este bendito "in fucks".
Algo que corresponde ao atual estágio de exploração sexual musical e que, infelizmente, não foi escrito por nenhum de nós - ainda. Algum candidato?

*****
Artigo de autoria de José Teles, crítico musical, publicado no Jornal do Commercio online, em 06.05.2008
http://jc.uol.com.br/2008/05/06/not_167957.php


'Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão.
Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam).

Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhando uma música da banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou. Pruma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas.

Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo.

O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético,. Pior, o glamur, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo. A cantora Ceca foi uma espécie de Ivete Sangalo do turbo folk (ainda está na estada, porém com menor sucesso). Foram comprados 100 mil vídeos do seu casamento com Arkan, mafioso e líder de grupo para-militares na Croácia e Bósnia. Arkan foi assassinado em 2000. Ceca presa em 2003. Ela não foi a única envolvida com a polícia, depois da queda de Milosevic, muitos dos ídolos do turbo folk envolveram-se com a justa pelo envolvimento com a poderosa máfia de Belgrado.A temática da turbo folk era sexo, nacionalismo e drogas. Lukas, o maior ídolo masculino do turbo folk pregava em sua música o uso da cocaína. Um dos seus maiores hits chama-se White (a cor do pó, se é que alguém ignora), e ele, segundo o Guardian, costumava afirmar: 'Se cocaína é uma droga, pode me chamar de viciado'.

Esteticamente, além da pouca roupa, a sanfona é o instrumento que se destaca tanto no turbo folk quanto no chamado forró eletrônico, instrumento decorativo, ali muito mais para lembrar das raízes da música tradicional. Ressaltando-se que não se tem notícia de ligação entre bandas de 'forró' e crime organizado. No que elas são iguaizinhas é que proliferaram em meio a débâcle de valores estéticos, morais, e éticos, e despolitização da juventude. Com a volta da governabilidade nas repúblicas da antiga Iugoslávia, o turbo folk perdeu a força, vende ainda porém muito menos do que no passado, hoje é apenas uma música popular para se dançar, e não a trilha sonora de um regime condenado por, entre outras lástimas, genocídio.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção ?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

2 comentários:

Silas Magnata disse...

Vou tentar não ser nem hipócrita nem ir de encontro contra os meus pensamentos,é evidente que não só eu como a maioria dos jovens ouvem e gostam dessas músicas citadas no texto mas o que acontece é que poucos percebem as conotações que estão atreladas as letras.
O assim chamado "forró estilizado" tenta descontar sua falta de criatividade e musicalidade nas letras cheias de ambiguidades e pornografia>O bom DEUS conserve cantores como Santana e Dominguinhos,que representam o autêntico forró inventado pelo mestre Luiz Gonzaga que sem dúvida nenhuma é a representação mais fiel da boa música e da cultura nordestina tão maltratada atualmente.Críticas são feitas para serem refutadas,minha opinião é essa,o tema é polêmico e pode gerar boas discussões o que realmente é bom,reafirmo o que disse no começo:não sou hipócrita,ouço,re-ouço,ouço novamente e gosto,mas seria bem melhor que esse gostar estivesse atribuído a musicas de qualidade e não a tamanhas baixarias.

Sidney Andrade disse...

O que me irrita mais nesse tal de forró "estilizado" (alguem me acuda e diga cadê o estilo!!!!), além, claro, das vozes de gralhas roucas e gansos asmáticos que, iludidas coitadas, acham que gritar por 15 segundos sem sufocar é cantar bem, é o reducionismo ridículo das atenções humanas a somente as práticas sexuais. Não sou moralista, mas uma coisa é musicar o sexo, outra bem lamentávelmente diferente é arreganhar as pernas e erguer os falos lançando mão da música que o tal forro eletrônico insiste em destruir.
Porque não creio que haja algum alumbramento poético nos "autores" dessas canções. Acho mesmo que a urgência egocêntrica em ver um amontoado de carne trêmula se mover em seu próposito ao pé do palco e a necessidade de acúmulo que o capitalismo impõe são as motivações primeiras para estes novos forrozeiros.
Não gosto, não ouço (voluntariamente, pois que só quem é surdo está imune a esse bombardeio diário) e acho que pode-se (e precisa-se)fazer infinitamente mais do que juntar palavras e aliar ruídos instrumentais a elas para se fazer música.