terça-feira, 24 de junho de 2008

Geração de emprego através do transporte alternativo

O transporte alternativo se faz presente facilitando a locomoção da população, oferecendo geração de emprego e certa comodidade para quem mora distante dos grandes centros. Durante os festejos juninos, graças ao grande fluxo de pessoas na cidade os motoristas alternativos conseguem garantir um bom faturamento, já que as frotas de coletivos disponíveis são insuficientes para servir com qualidade e rapidez.

Apesar das árduas noites de trabalho, os motoristas ficam satisfeitos com a procura por seus serviços nessa época do ano. O São João garante, além das madrugadas em claro, uma fonte de geração de emprego com o transporte, a exemplo dos moto-taxistas, também irregulares em sua maioria.

Seu Dermeval dos Santos, 50, morador do bairro das Malvinas, é transportador em uma empresa de eletricidade. Quando sobra tempo, ou falta emprego, complementa sua renda com o transporte alternativo.

Ele acredita ser muito complicado trabalhar neste ramo, pois precisa sobreviver na ilegalidade e quando se é pego pela fiscalização, pode ser aplicada multa ou até mesmo haver a apreensão do veículo.

Com orgulho, demonstra ser defensor enérgico da legalização do transporte alternativo, pois como afirma “não faço nada irregular, só estou trabalhando. Meu carro é legalizado, não estou roubando ninguém e as pessoas usam o serviço por livre e espontânea vontade, não estou forçando ninguém a ir comigo”.

Seu Demerval conclui seu pensamento questionando o porquê de “um cidadão de bem, que paga seus impostos, é pai de família e precisa de um emprego, ter que estar fugindo da polícia? Que país é este, onde não se tem condições de trabalhar para sobreviver honestamente?”.

2 comentários:

Sidney Andrade disse...

A discussão se faz necessária, ainda mais pelo fato de que, sem uma legalização efetiva, não há segurança pra quem usa o transporte alternativo clandestino, uma vez que sem órgãos de fiscalização e critérios de cadastramento, qualquer um pode se meter a apanhar gente pela rua, pro melhor ou pro pior.

P.S. Aew, galera, é férias, eu sei, mas não deixem o blog morrer não. Ninguém posta, só eu e Taiguara e, muito pior, ninguem ao menso se presta a comentar! Se não conseguimos prestigiar a nós mesmos, como vamos querer que outros nos prestigiem???

Taiguara Rangel disse...

Pois é tonzim, estamos abandonados, entregues às barratas...

Eu não venho comentando muito (nem com frequência, nem com qualdade) pq venho passando por uma crise de irresponsabilidade - do verbo farrando demais e quase morrendo em acidentes carro x caminhão.

Mas volto à atividade semana que vem, quando interromper minhas atuais atividades (muitíssimo mais importantes).

=D